IMG_5790

10 coisas para fazer em Istambul

Com mais de 2600 anos não é a toa que Istambul é conhecida como a cidade das civilizações. Antiga Bizâncio e Constantinopla, já foi capital do Império Romano, Turco e Otomano.

Hoje Istambul é a quinta cidade mais populosa do mundo e a mais populosa da Europa e se destaca pelo seu forte crescimento econômico no mercado mundial e europeu. Esse crescimento é evidente ao se observar a parte cosmopolita da cidade que é rica em construções, varejo de luxo e setor hoteleiro.

As belezas naturais, o peso da história e essa modernidade se misturam criando uma cidade vibrante e que contagia qualquer pessoa. Em outras palavras, Istambul vai superar todas suas expectativas. Ao menos para mim foi assim: amor à primeira vista.

Se você está planejando conhecer a cidade, aqui está o roteiro dos dez pontos imperdíveis para conferir durante sua visita:

1 – Mesquita Azul e a área de Sultanahmet:

A maioria da população da cidade é mulçumana e aqui se encontra a maior mesquita do mundo: A Mesquita Azul, que na  verdade chama-se Mesquita Sultanahmet mas ganhou esse nome devido ao grande número de azulejos azuis que adornam o seu interior. A mesquita é fechada para visitantes durante o período de rezas que acontece cinco vezes ao dia. Portanto, antes de programar sua visita, certifique-se dos horários.

IMG_5358

2 – Se deslumbrar com a Cisterna da Basílica:

A Cisterna da Basílica foi uma grande surpresa pra mim que não sabia de sua existência antes de chegar na cidade. 

Sua arquitetura única com seus 10mil m2, 8 metros de altura e capacidade para armazenar 30 milhões de litros de água são incríveis.A sensação de estar diante de uma obra desse porte, abaixo do nível da cidade, é difícil de explicar.

IMG_5503

3 – Passear de barco pelo Estreito de Bósforo:

Istambul é a única cidade do mundo que é situada em dois continentes: o Europeu e o Asiático. O Estreito de Bósforo em meio a esse encontro é um show a parte. Passear de barco pelas suas águas foi um dos exctases da minha passagem por lá, que além de ver toda a beleza ao meu redor, vi também o pôr-do-sol mais lindo do mundo! As cores do céu de Istambul você não vai esquecer nunca.

IMG_5890

4 – Explorar o Palácio Topkapi:

Além da história e das inúmeras belezas do palácio e seus arredores, o que mais impressiona é sua riqueza de conteúdo. Nas inúmeras salas do hoje museu, você poderá admirar objetos de valor religioso (como o cajado de Maomé, por exemplo) e real, como o maior diamante do mundo!!! Tudo em um único, enorme e maravilhoso museu.

IMG_5815

5 – Visitar os Bazares:

Existem alguns bazares na cidade, três deles , você não pode deixar de visitar: 

1- O Grande Bazar: que é o melhor em relação à jóias, bolsas e objetos de casa. porém também o mais careiro.

2- O Bazar Egípicio: que é o melhor para as famosas especiarias.

3- Pequeno Bazar: que fica quase ao lado da Mesqita Azul, com poucas lojas mas com inúmeras opções e além de ser super charmoso. 

Na verdade, todos oferecem um pouco de tudo mas se pesquisar e pechinchar você vai descobrir ótimos descontos. Os Turcos são negociantes de primeira, não se esqueça. Se prepare para tomar muito chá e muito café, já que eles adoram tratar bem seus clientes e nada mais típico do que um bom chá ou café turco,né!? 

  
6 – Voltar no tempo no Hotel Pera Palace:

Eu já até fiz um post sobre o Hotel e sua história e claro, tem que estar na lista dos dez melhores lugares pra conhecer em Istambul! Confira o post aqui no blog e saiba tudo sobre esse lugar mágico.

IMG_6024

7 – Alimentar seu conhecimento nos Museus Arqueológicos de Istambul:

O maior complexo de museus do país compreende três museus: o Arqueológico, o Das Antiguidades Orientais e o Do Quiosque Esmaltado. Com tanta história, tantos impérios e civilizações!você verá peculiaridades como por exemplo, o mais antigo poema de amor da história inscrito em um pedaço de pedra…Tem como não amar essa cidade!??

IMG_5690

8 – Entender a Turquia de hoje no Palácio de Dolmabahce:

A palavra ostentação acho que representa bem o Palácio.Tudo enorme, tudo exagerado, tudo lindo! Tudo para demonstrar o poder e riqueza do país perante a Europa e o mundo. Muito ouro, cristais, pedras preciosas, tapeçarias, porcelanas e muito mais em seus 285 quartos.

Ali também está o maior lustre de cristal do mundo com mais 60m de altura e 1,5 toneladas de puro glamour.

IMG_5960 9 – Atravessar a Ponte Galata para ver a cidade do alto da Torre Galata:

Um dos pontos mais altos, da parte antiga da cidade é a Galata Tower (Torre de Galata), oferecendo vistas previlegiadas de Istambul.

Para chegar até ela você vai atravessar a Galata Bridge (Ponte de Galata). Lá encontrei todo o charme da cultura local esculpida em cada rosto de pescador, em cada jovem paquerando na beira da ponte, em cada vendedor de mini cruzeiro pelo Bósforo (gritando seus preços em alto e bom som) e em cada expressão de turistas extasiados com tanta beleza e vida ao redor.

Os barcos -restaurante, que servem sanduíches de peixes fritos recém saídos do mar são de parada obrigatória.

O cheiro  e as cores fizeram com que ali se tornasse a minha parte preferida da cidade.

IMG_5761

 

10 – Mudar de continente visitando Istambul do lado Asiático:

Mudar de continente em poucos minutos sem sair da cidade? só em Istambul!

Pegue o ferry e em poucos minutos você chegará em Kadikoy. Se tiver tempo, passe ao menos uma tarde por ali.

É uma parte jovem e um pouco mais contemporânea da cidade…cheia de bares, lojas e restaurantes. Tem pequenos bazares e um pouco de tudo que o lado europeu te oferece mas com um toque diferente. O café turco é sempre o mesmo, então é só chegar, sentar e saborear!

IMG_5782

A verdade é que seja na Europa ou na Ásia, Istambul é magnifica e vai fazer com que parte de seu coração fique por ali…porque quando você vai embora a vontade de voltar é grande e fica difícil querer ir pra qualquer lugar que não seja a Turquia.

Espero que Istambul te encante, assim como me encantou.

Boa viagem!!!

 

Carol

Sobre Carol Pascoal

Brasileira, residente em Londres, profissional de visual merchandising e blogueira. Viajar é minha paixão e por isso criei o Na Mala com Carol, onde escrevo sobre minhas experiências e tudo que faz parte do meu estilo de vida.

Comente