Biblioteca de Adriano: presente do Imperador Romano ao povo de Atenas

Atenas dia 5 – Mais história e cultura

Ainda aproveitando o bilhete de 12,00 euros, resolvi visitar algumas das partes históricas da cidade.

Como estava um pouco cansada e queria ver tudo com calma, pra apreciar os detalhes, visitei esses dois imperdíveis: Biblioteca de Adriano e a Ágora antiga.

Lembre-se de que esse bilhete é válido por sete dias, dando acesso a 6 dos mais importantes sítios arqueológicos da cidade.

Bilhete da Acrópolis que te dá acesso a 6 sítios arqueológicos da cidade
Bilhete da Acrópolis que te dá acesso a 6 sítios arqueológicos da cidade

Em alguns casos, a entrada também pode ser gratuíta:

– idosos com mais de 65 anos

– menores de 18 anos

– deficientes (físico ou visual) com acompanhantes

– estudantes universitários (com carteirinha da instituição ou da UNE)

O dia como sempre, estava ensolarado e cheio de vida. Mesmo sozinha, com tanta informação ao meu redor, me senti como se estivesse sendo acompanhado por uma multidão. Tudo em pensamentos, que pra variar, visualizavam muitas vidas que ali, um dia existiram.

Biblioteca de Adriano: As ruínas se encontram ao norte da Ágora romana, bem pertinho da estação de Monastiraki. Presente do Imperador Romano Adriano, a suntuosa estrutura retangular, de única entrada, abrigava um espaço para leitura, um teatro e um jardim com cisterna. No século XII uma igreja foi construída no local, mas demolida em 1843.

Biblioteca de Adriano: presente do Imperador Romano ao povo de Atenas
Biblioteca de Adriano: presente do Imperador Romano ao povo de Atenas

Ágora antiga: Era essa a parte da cidade onde todos os assuntos, de cunho político, democrático e religioso aconteciam. O ponto mais importante era o Pórtico de Átalo, que foi o centro comercial construído pelo rei Átalo de Pergamon – que hoje, depois de reconstruído, abriga estátuas e objetos encontrados durante o período de escavação. Entre muitas outras ruínas importantes do local, o destaque pra mim foi o templo de Hefesto – o único templo grego que possui a estrutura de teto original e o mais bem preservado.

Templo de Hefesto, dentro da Ágora antiga
Templo de Hefesto, dentro da Ágora antiga

Entre os dois pontos, parei para almoçar em um dos restaurantes em frente à entrada da Ágora antiga, com vista privilegiada e uma chuvinha fina que deu uma amenizada no calor, mas não atrapalhou o passeio.

À noite, no hostel, nos reunimos no quintal e ao balançar da poltrona e depois de alguns copinhos do meu licor de canela, conheci a Camilla e a Yu – minhas novas amigas, que resolveram me acompanhar no meu passeio de amanhã: Templo de Poseidon, no Cabo Sunion e a promessa de um pôr- do sol perfeito – que você pode ver aqui, no meu próximo post.

  • 0

    Overall Score

  • Reader Rating: 0 Votes

Carol

Sobre Carol Pascoal

Brasileira, blogueira e profissional de vendas da indústria de moda, especializada em vendas e visual merchandising de acessórios de luxo. Viajar é um estilo de vida, assim como fotografia, arte e tudo que está ao meu redor e que me inspira. O Na Mala com Carol é um projeto onde divido minhas experiências e estilo de vida e também forneço serviços especializados em turismo de moda e consumo.

Você também vai gostar de ler

0 comentários on “Atenas dia 5 – Mais história e cultura

  1. pascoal ferreira
    8 de dezembro de 2014 at 8:16 am

    Para variar, sempre, nos lugares mais antigos e importantes da história do mundo, encontramos alguma maravilha deixada pelos romanos e você e seu blog nos transporta a esses lugares fazendo-nos pensar como se ali estivéssemos …eu principalmente, literalmente dentro de sua mala.

Comente