PP 9

Istambul e o Hotel Pera Palace

O Hotel Pera Palace é um hotel-museu localizado no distrito de Pera, no bairro Tepebaşı, também conhecido como Pequena Europa ou Little Europe, em Istambul.

O luxuoso hotel era a última parada para aqueles, que no auge dos anos 20, viajavam pela famosa rota entre Paris- Istambul, no luxuoso Expresso do Oriente, e ali se hospedavam.

Erguido em 1892, o hotel foi desenhado pelo arquiteto Alexander Vallaury, que se inspirou nos estilos neoclássico, oriental e art-nouveu, criando um contraste único e lindo.

O prédio, naquela época, era o único que oferecia água quente e eletricidade para seus hóspedes e foi onde o primeiro elevador do país, foi instalado.

Esse luxo era apreciado por figuras importantes da época e hoje históricas, tais como, Ernest Hemingway e Greta Garbo.

O famoso suspense de Agatha Christie, Assassinato no Expresso do Oriente, foi escrito pela autora, enquanto ela se hospedava no hotel.

Em 1917, o líder político, Mustafa Kemal Atatürk, considerado ser quem fundou a Turquia moderna e desenvolvida de hoje, se hospedou no quarto 101 e desde então se tornou o seu preferido. No seu centenário, o QUARTO 101 se tornou museu,  e está aberto para visitas.

Hoje o  suntuoso hotel faz parte da luxuosa rede de hotéis Jumeirah.

Sabendo da importância do hotel, o coloquei na lista de lugares a visitar durante minha passagem pela cidade. Ao chegar, me surpreendi com tanta beleza e cordialidade e por isso não podia deixar de dividir minha experiência com vocês.

Na verdade, acabei indo duas vezes, a primeira foi a noite. Peguei um táxi e fui tomar um coquetel no famoso bar, onde os drinks têm os nomes daqueles que outrora ali se hospedavam. Eu tomei o da Greta Garbo. Fechei o olho na primeira golada, e imaginando um passado que nunca vou ver, me apaixonei pelo lugar.

A segunda visita foi de tarde e assim pude visitar o famoso QUARTO 101, além de explorar os corredores, o famoso lobby da entrada, com seu lustre magnífico e seu elevador histórico. Tudo lindo, tudo mágico.

Terminei a visita na pâtisserie do hotel, toda rosa e dourada, sorrindo art-nouveu com toques neoclássicos, onde os doces viram peças de vitrine e você se sente especial.

Foi uma experiência para vida e que espero um dia poder revisitar!

 

 

 

Carol

Sobre Carol Pascoal

Brasileira, residente em Londres, profissional de visual merchandising e blogueira. Viajar é minha paixão e por isso criei o Na Mala com Carol, onde escrevo sobre minhas experiências e tudo que faz parte do meu estilo de vida.

Você também vai gostar de ler

Um Comentário

  1. Demetriu Barros Cellim
    3 de junho de 2015 at 2:15 pm

    Carol, muito legal esse seu blog. Fico muito feliz em poder ver o seu desenvolvimento, realização e principalmente o quanto de amor e paixão você coloca nas fotos, nas viagens e nas linhas que escreve. Parabéns!

Comente