670_0_4172107_93531

Lina Farage – A alma e talento por trás do Farage Cioccolato, sua parada obrigatória em Milão

Em minha recente visita a Milão, passeando pelas ruas de Brera (meu bairro preferido da cidade), conheci o FARAGE CIOCCOLATO e foi amor à primeira vista. A atraente vitrine me convidou e ao entrar, acabei descobrindo o melhor chocolate quente da cidade, entre muitas outras delícias.

Entre uma xícara e outra, acabei ficando ali por algumas horas. Não só me rendendo às delícias gastronômicas, mas conhecendo a querida Lina Farage, proprietária e talento que faz com que a chocolateria/café, seja um dos lugares que você não pode deixar de incluir na sua lista de coisas para fazer em Milão.

Tive a honra de entrevistar a Lina e compartilho aqui, com vocês, um pouco da sua história e suas inspiraçōes. Tenho certeza, que assim que terminar de ler, vai desejar ir até lá e tomar uma xícara de café (ou chocolate quente) com ela.

FullSizeRender-2

 

Lina, quando você se mudou do Brasil para Milão e o que te levou a essa mudança? 

Cheguei na Itàlia (em Milão) em Novembro de 1985 para estudar moda no Instituto de Fashion Design “Marangoni“.

Me fala um pouco do seu trajeto profissional?

Desde garota o meu sonho era ser estilista. Minha mãe tinha uma confecção de roupas de criança e aos 15 anos eu desenhava as coleçōes. 

Aos dezoito anos, através de contatos em família, comecei a colaborar para criaçōes da Tereza Gureg, desenhando sapatos. Na época a Gureg era uma das grifes mais importantes do Brasil.  

Ao mesmo tempo entrei pra faculdade de Desenho Industrial no Rio de Janeiro, mas não gostava (muita matemàtica) e interrompi depois de um ano e meio.

Aos 21, chegando em Milão, cursei moda durante 3 anos,no Instituto Marangoni e ainda antes de terminar o curso fui chamada para desenhar em um estudio de consultoria e fashion design da cidade. Desenhava acessórios para Missoni e Bally. Era divertido e muito interessante, porque viajava duas vezes por ano pra Londres e Paris e assistia à quase todos os desfiles de moda. Entre todas as lembranças, as melhores são os desfiles de Jean Paul Gautier e Thierry Mugler, além dos clàssicos Chanel e Christian Lacroix.

E quando você ingressou no mundo da gastronomia? 

Em 1989 me casei com o proprietàrio de uma das maiores confeitarias de Milão, e foi amor à primeira vista pelo mundo da confeitaria e da gastronomia. Deixei o mundo da moda e me dediquei de corpo e alma às confeitarias e aos 3 filhos que vieram: Letizia, Daniele e Emanuele.

670_0_3878066_93531

Qual foi sua maior inspiração para o Farage Cioccolato? 

A maior inspiração tive na França, ou melhor, em Paris, com as casas de chás e chocolates que conheci por lá.

IMG_2558

E Porque Brera? 

Amo Brera porque é linda, tranquila e rica de história. Morei aqui durante muitos anos e me sinto em casa. Considero Brera a parte mais autêntica e fiel ao espírito do verdadeiro Milanês, discreto e sóbrio.

Quais os 5 lugares, que para quem visita Milão, não pode deixar de conhecer?

Pinacoteca di Brera
Teatro alla Scala
Giardini Indro Montanelli
A nova Piazza Gae Aulenti, com seus arranha-céus que mudaram o panorama arquitetônico de Milão
…E a Farage Cioccolato, claro!

670_0_4172098_93531

Me fala dos chocolates, cafés e chás e das delícias que podemos degustar no Farage Cioccolato…

Servimos 3 tipos de chocolates quentes: “fondente” (meio amargo) “tradizionale” (chocolate ao leite) e “bianco” (chocolate branco). Cada um desses chocolates é servido, acompanhado de uma fruta fresca ou coulis de frutas (inclusive com maracujá, que é um dos mais vendidos!) ou com marrons glacés e suspiros, entre outros.
O nosso grão de café é importado e produzido por uma pequena torrefação artesanal que utiliza uma mistura especialmente preparada para a Farage Cioccolato, com 90% de café Arabica vindo do Brasil.
Atualmente o nosso chefe de patisserie, Alessandro Servidaé um famoso membro da “Academia Maestri Pasticceri Italiani”. Se trata de “Haute Patisserie” e isso me deixa muito orgulhosa. O impacto é atual e o resultado notável porque o ambiente é aconchegante e tranquilo, como nos velhos tempos (detesto bagunça e barulho). Porém, os produtos são modernos, com combinaçōes novas e com lindo design.

0_4172093_93531 670_0_4145068_93531

670_0_3878029_93531 670_0_4075779_93531 670_0_4172101_93531

As suas vitrines são lindas e sei que você cria tudo sozinha. De onde vem tanta inspiração?

Da vontade de me rodear de beleza. Sò isso. Beleza e gentileza, duas coisas fundamentais pro ser humano. E acho que as pessoas percebem que só precisam disso, quando se deparam com elas.

IMG_2564

Qual seu restaurante preferido em Milão? 

Gualtiero Marchesi, do restaurante Marchesi, anda de bicicleta no meu coração – expressão italiana, pra quem admira muito algo ou alguém :). Gostava muito da cozinha de Sergio Mej no Four Seasons, mas atualmente nao está mais lá essas coisas, e isso é uma pena.

De férias, para onde você gosta de viajar? 

A minha rota preferida é a Europa. Amo ficar por aqui e viajar de moto. Gosto muito da Áustria (Salisburgo e Viena) e da Alemanha (toda a Bavária, e amo Munique) além da Hungria e da República Checa (Budapeste e Praga são lindíssimas). Mas pelo menos uma vez por ano vou a Paris e a Londres, para me manter em dia com as novas tendências, visitando museus, locais e restaurantes novos. E além tem as várias feiras (Salon du chocolat em Paris e Christmas World em Frankfurt).

670_0_4172102_93531

Depois de responder todas as minhas perguntas com carinho, a Lina me disse assim: ” É isso aí, Carol…você me fez voltar atrás e pensar em muita coisa! Em 30 anos parece que vivi 100 vidas.

Eu te agradeço, Lina, por tanta inspiração e por trazer mais beleza e sabor pra esse nosso mundo.

Carol

Sobre Carol Pascoal

Brasileira, blogueira e profissional de vendas da indústria de moda, especializada em vendas e visual merchandising de acessórios de luxo. Viajar é um estilo de vida, assim como fotografia, arte e tudo que está ao meu redor e que me inspira. O Na Mala com Carol é um projeto onde divido minhas experiências e estilo de vida e também forneço serviços especializados em turismo de moda e consumo.

Você também vai gostar de ler

Comente